quarta-feira, 11 de março de 2009

ANTIGO REGIME - Historia




Na disciplina de História estamos a estudar o Antigo Regime.

O Antigo Regime foi o estilo de governo que marcou a Europa na Idade Moderna. Na “bola” política, era indicado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava reunido nas mãos do rei; na economia, fortalecia o mercantilismo, marcado pelo cúmulo de capital. Realizado pelas nações.

Definição

O Antigo Regime pode ser considerado:

Características

Economia e sociedade

A propriedade da terra, principal factor de produção, estava sujeita a vinculações, no poder da nobreza, as mãos – obra em poder do clero e das terras comunitárias dos grupos.

As maiores cidades nesse tempo eram: Paris, Londres, Sevilha, Madrid, Roma, Nápoles e Istambul.

Nesse tempo, a sociedade estava dividida em três estados: o clero (1º estado), a nobreza (2º estado) e os servos [camponeses], burgueses, trabalhadores e outros (3º estado).









Técnica do Mosaico - Educação Tecnológica

Nas aulas de Educação Tecnológica, a nossa turma dividiu-se em dois grupos. Começámos por fazer um desenho geométrico à nossa escolha, e em seguida pintámo-lo de acordo com as cores seleccionadas para a construção de um mosaico. Fotocopiámos o nosso desenho e colocámos uma rede por cima, para colarmos os pedaços de azulejo utilizando cola branca. Depois de colados, os azulejos, passámos uma camada de gesso e cimento cola e lixámos o mosaico para extrair os excessos e resíduos de gesso e cimento cola. Recortámos o papel à volta, e por fim arranjou-se um suporte de madeira para colar o resultado final. Depois de terminados todos os trabalhos, foi feita uma selecção para eleger o melhor trabalho, e assim podermos colocá-lo na parede atrás do lavatório da sala de aula.
Todos os trabalhos ficaram bastante interessantes e os alunos realizaram-nos com bastante entusiasmo.

Eis alguns dos resultados finais:






Violência no namoro




Na disciplina de Formação Cívica estamos a fazer um trabalho sobre o tema “violência no namoro”.
Iremos trabalhar em várias formas como por exemplo : filmes , cartazes , folhetos, etc.

Vamos pôr aqui alguns textos verídicos, como exemplo :

No caso de "Maria", as constantes bofetadas e pontapés acabaram por leva-la a procurar apoio, apesar de não ter apresentado queixa na polícia. O namorado, de 21 anos, foi a uma sessão e depois o psicólogo perdeu-lhe o rasto. "Manuel", chamemos-lhe assim, identificou--se como sendo a vítima, acusando-a de o "deixar inseguro, agredir verbalmente e ser injusta", na relação. "Ela retribui o amor que tenho por ela acusando-me de várias coisas. É ingrata porque diz que me vai deixar e descontrolo-me", conta.

Para o "José", licenciado, foi diferente aconselhou a "Vera" a ir à consulta, "porque achava que ela tinha um problema", mas ela abandonou-o porque ele "lhe controlava os movimentos e lhe batia". Para saber o que se passava, José fez-se passar por utente e apresentou-se como o namorado "daquela que tinha problemas". Não negou as agressões físicas à namorada, mas disse "perder o controlo porque ela era muito ciumenta".

Quando tivermos os trabalhos prontos, vamos coloca-los no blogue.