


Na disciplina de História estamos a estudar o Antigo Regime.
O Antigo Regime foi o estilo de governo que marcou a Europa na Idade Moderna. Na “bola” política, era indicado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava reunido nas mãos do rei; na economia, fortalecia o mercantilismo, marcado pelo cúmulo de capital. Realizado pelas nações.
Definição
O Antigo Regime pode ser considerado:
- 1º Sistema económico: em mudança do feudalismo ao capitalismo (Mercantilismo);
- 2º Relações sociais: decididas pela oposição entre a sociedade testamental e uma burguesia que não pode fazer o papel da classe principal que ocupam os testamentos privilegiados;
- 3º Sistema político: monarquia absolutista ou monarquia autoritária, é que se produz entre a concentração do poder e o respeito aos privilégios de todo tipo (pessoais, testamentais e territoriais). Entretanto o sistema medieval da época era dominado pelo alto clero, monopolizador de terras em toda a Europa, dificultando as acções do revolucionário camponês.
Características
Economia e sociedade
A propriedade da terra, principal factor de produção, estava sujeita a vinculações, no poder da nobreza, as mãos – obra em poder do clero e das terras comunitárias dos grupos.
As maiores cidades nesse tempo eram: Paris, Londres, Sevilha, Madrid, Roma, Nápoles e Istambul.
Nesse tempo, a sociedade estava dividida em três estados: o clero (1º estado), a nobreza (2º estado) e os servos [camponeses], burgueses, trabalhadores e outros (3º estado).